terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que você está lendo?

Descobri que gostava de ler biografias lendo a autobiografia do Eric Clapton e agora a que tem tomado parte do meu tempo é a da Amy Winehouse. Estou na metade, mas tenho gostado bastante pela facilidade de leitura e pelas travessuras que só Amy Winehouse poderia proporcionar. O ponto fraco da escrita são as várias transcrições de comentários e matérias de jornalistas, o que torna a leitura um pouco maçante.
Lançado pela Editora Globo em parceria com o canal Multishow em comemoração ao aniversário de 25 anos de Amy, o livro escrito pelo jornalista britânico Chas Newkey-Burden fala sobre a infância, a época de anonimato, as influências e as escolas artísticas que a formaram.
Sobre Amy o que posso declarar é que, apesar dos escândalos que promove, ela é uma artista fantástica.
Indiscutivelmente um ícone da moda, lança tendência no modo como se veste. Lançou dois grandes álbuns, aclamados por crítica e público. Frank mais intimista e com grandes influências do jazz colocou-a no hall de revelações da música em 2003. Desse disco indico as ótimas Fuck me pumps e Help yourself.
Em 2006 lança o hit Rehab e se consagra com Back to Black finalizando 2007 como o album mais vendido do ano. Desse disco autêntico indico a canção que dá nome ao album Back to Black, Tears dry on their own, He can only hold her, You know I’m no good e o hit Rehab. Além de todas essas sugiro ainda a ótima regravação dos The Zutons, Valerie.
Contradizendo o seu grande hit, segundo notícias Amy esteve em reabilitação para se livrar do álcool e drogas recentemente e participou de um show em que esqueceu a letra dessa última música citada. Há declarações suas que prometem um disco novo para Janeiro de 2011. Espero ansiosa pela novidade.


Título: Amy Winehouse: Biografia
Autor: Chas Newkey-Burden
Editora: Globo
Tradutor: Helena Londres
Páginas: 208
Formato: 13,7 x 20,8 cm

2 comentários:

Anônimo disse...

Amy, por que vc foi morrer?

Alexandre Rodrigues disse...

Ótima biografia, ou melhor, ótimas. Adoro biografias de artistas principalmente de músicos... Bowie, Real Frank Zappa Book, Miles Davis, Mais pesado que o céu de Kurt Cobain, life de Keith Richards entre tantas outras maravilhosas! Parabéns pelas palavras!